NOSSO IGLU RÔ & LÚ

BEM VINDOS !!!

Wednesday, September 13, 2006

UM MES DEPOIS...


Hoje estamos completando 1 mes aqui no Canada. E muita coisa aconteceu neste um mes. Alias a sensaçao tanto para mim (Rogerio), quanto para a Lu é de que este mes foi muito longo, parecendo ter demorado muito mais. A impressao real é de que estamos aqui a mais tempo.
A correria neste primeiro mes ja era esperada e acabou aumentando um pouco nestes ultimos dias, quando tivemos que deixar o flat para mudarmos definitivamente para nossa casa. Mas isto foi bom. Agora realmente temos nosso cantinho. Alias, achar um lugar para morar foi um dos primeiros desafios e tambem o que nos tomou mais tempo. Depois de ter visto varios apes, optamos pelo que hoje estamos morando. As razoes a Lu ja escreveu no post anterior. Bom, quanto aos valores, podemos dizer que o custo esta relacionados a fatores iguais aos no Brasil: localizaçao, estado do imovel, quantidade de quartos, facilities e coisas assim. Como a maioria ja sabe, por lei eles exigem o primeiro e ultimo alugueis, mas sempre tem alguns espertinhos querendo cobrar mais. A nossa negociacao foi boa, e alem disto conseguimos baixar 50 dolares no valor do aluguel (negociando com o proprietario). Agora estamos nos instalando e ainda falta muita coisa, como internet e TV por exemplo, mas com certeza logo logo estaremos com tudo certo. A nossa mudança do Brasil esta prevista para chegar no final deste mes (tomara que sim).
O que conseguimos fazer neste mes?
Coisas basicas como: tirar o SIN (Social Insurance Number - http://www.sdc.gc.ca), abrir conta no Banco (e chorar para conseguir um cartao de credito, que alias ainda nao chegou), aplicar para o Provincial Health Care (http://www.health.gov.on.ca) – neste caso ha uma carencia de 3 meses, mas a empresa que trabalho nos da um plano de saude que nos cobre tambem neste periodo. Tambem passei no teste teorico para conseguir a habilitacao cadanense e ja consegui marcar o Road-Test (http://www.mto.gov.on.ca/english/dandv/issoffg.htm). A Lu ja começou o curso de Ingles dela. Ja compramos coisas como nossa cama e nosso computador. Mas a coisa que considero mais importante: conseguimos nosso cantinho para morarmos!!! Ou seja, o balanço final ate que foi bom.
Neste primeiro mes podemos listar 3 coisas que mais sentimos saudades:
1 – Saudade da Familia;
2 – Saudade dos amigos:
3 – Saudade da comida do Brasil (principalmente o tempero)
... e 3 coisas que nao sentimos a menor saudade:
1 – A insegurança nas ruas;
2 – O transito caotico de Sampa;
3 – As noticias trash do Jornal Nacional.

Se nos perguntarem se esta valendo a pena, a resposta é: acreditamos que sim! O simples fato de poder sair na rua e nao ter que se preocupar tanto com a violencia, nos da uma sensaçao tao boa de liberdade. Por outro lado, o que realmente pesa mais é a saudade da familia, a ausencia nos encontros e comemoracoes importantes com eles. Isto pesa muito. Mas como minha irma (Deia) disse: vamos procurar sempre ver o lado bom de tudo! (ate mesmo desta comida apimentada daqui).
Ah! Tambem nao podemos deixar de agradecer a todos brasileiros que tem nos ajudado desde que chegamos aqui nos dando informaçoes e dividindo suas experiencias.
Agora é lutar para vencer os proximos desafios e etapas. E olha que ainda temos muita coisa para fazer pela frente... (bom, faltou citar o que mais gostamos e o que menos gostamos aqui no Canada ate agora, mas fica para um proximo post porque este ja esta muito grande)

8 Comments:

  • At Wednesday, 13 September, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Oi!

    Meu nome eh Sara e sou do Rio. Estou acompanhando o Blog de vcs ha algum tempo. Parabens por tudo. Espero que vcs continuem se saindo bem por ai...
    Tenho uma pergunta e queria saber se vcs se importarima de falar um pouco sobre como enviaram a mudanca de vcs, o custo medio e o q vcs acham que vale a pena levar e o q nao vale a pena mesmo!
    Agradeco desde jah.
    Abracos e boa sorte!

     
  • At Thursday, 14 September, 2006, Blogger Ana Celia said…

    Oi Rogerio, Luci,
    Que bom que tudo ja esta se ajeitando para vcs! :)
    Agora, estamos morando um pouco afastado dai, mas precisando de qq coisa e' so' escrever : ashimata@gmail.com

    Bjs,
    Ana

     
  • At Thursday, 14 September, 2006, Blogger Dani e Rafa said…

    Oi...

    Deixei uma missão no meu blog para vc. Beijos

     
  • At Thursday, 14 September, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Olá,
    tenho acompanhado a história de vcs faz algum tempo e fiquei bem entusiasmada por vcs terem conseguido ir já com um emprego. Vou fazer a pergunta, mas não quero que se sintam na obrigação de responder. Se acharem invasiva basta desconsiderar. Em que empresa o Rogério trabalhava aqui no Brasil??? É que meu marido também trabalha em uma multi só que não há o incentivo à realocação.

    obrigada pela atenção

     
  • At Friday, 15 September, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Oi Rogério, nem fale, a saudade é o que há de pior né!
    E a Lu, está bem?
    Diz para ela que amanhã conforme combinamos eu passo lá outra vez.
    Beijos e nos liguem ou desçam aqui se precisarem de qualquer coisa que for!

     
  • At Friday, 15 September, 2006, Blogger Dani e Rafa said…

    Oi!

    Me passa o seu telefone! Vamos na loja juntas hoje no final do dia se vc quiser e compramos tudo o que vc precisa!!

    Beijos.

     
  • At Saturday, 16 September, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Oi dois!!

    E aí, como estão aqui em NY?? Gostando?
    Precisamos marcar algo... :)

    Bjos

     
  • At Tuesday, 19 September, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Oi Peta!
    Parabéns pela sua casinha!
    Eu tenho uma notícia não muito boa...
    Não formou agora para outubro uma das matérias que eu faço pós, por falta de aluno (tem que ter no mínimo 15 alunos), sendo assim eu teria que entrar em outra turma,ou seja, Terça ou quinta (dias que o Paulo faz frances) por falta de horário em relação ao nossa vida minha e do Paulo, talvez eu tenha que fazer o ano que vem.
    Sendo assim, eu não vou conseguir te visitar, pois esta matéria é obrigatória e eu acabaria estourando em falta se fosse para o Canadá.
    Estou desesperada falando com todo mundo que dá.
    Me telefona ou entra na internet para a gente conversar...
    Beijos
    Ana.

     

Post a Comment

<< Home