CARTEIRA DE MOTORISTA
G1 - o nivel mais basico e quase nao te da direito de direçao. É o estagio de "aprendiz", e neste nivel voce so podera dirigir com alguem com a categoria G (e no minimo 4 anos) ao seu lado. Nao pode dirigir em estradas e nas cidades nao é permitido dirigir depois de um certo horario.
G2 - é um nivel mais intermediario. Te da quase todos os direitos de um motorista "G", ou seja, pode dirigir em estradas, cidades, qualquer horario e tudo mais, porem nao tem alguns "previlegios" que o nivel G te da: Por exemplo, o nivel de alcool no seu sangue deve ser ZERO. Outra diferença é quanto a pontuaçao de multas. No nivel G2, o governo tem menos tolerancia com as multas. Ou seja, com um numero menor de pontuacao, vc ja pode ter sua habilitacao suspensa.
G - é o nivel maximo. De da todos os direitos dos niveis anteriores e um pouco mais. Neste nivel, a tolerancia para multas é um pouco maior e tambem ja é permitido dirigir com uma quantidade minima de alcool no sangue (nao se empolguem, pois é MINIMA). Quando digo, "tolerancia para multas", quero dizer que os pontos sao sempre os mesmo nas infraçoes cometidas (bem como o valor a ser pago por elas), porém na categoria G, lhe é permitido somar mais pontos antes de sua habilitacao ser suspensa. No nivel G2, 9 pontos pode significar uma suspensao da sua carteira de motorista, equanto na categoria G, isto aumenta para 15 pontos.
As regras aqui sao bastante rigidas. Mas tudo isto é ensinado no curso teorico.
Bom em primeiro lugar, nossa habilitaçao brasileira serve aqui carater provisorio por 60 dias, depois disto eles nao aceitam mais. Para conseguir minha habilitaçao canadense, o primeiro passo foi levar no Consulado do Brasil aqui os seguintes documentos:
- Original e cópia da CNH ( Carteira Nacional de Habilitação)
- Original e cópia do passaporte ou R.G.(carteira de identidade)
- Ordem de pagamento(money order) de Cnd 27.00 em nome do Consulado do Brasil.
Tambem é preciso entrar no link https://denatran.serpro.gov.br Obter um consulta sobre a carteira de motorista no Brasil (nao pode constar pendencias) e levar esta consulta impressa junto com os outros documentos acima.
O consulado ira te fornecer uma "confirmation letter" dizendo que voce tem uma habilitacao valida no Brasil. Geralmente eles dao um prazo de 5 dias uteis para ficar pronto, mas no meu caso, 3 dias depois ja estava disponivel.
De posse deste "documento", fui a um dos escritorios do governo para dar entrada na minha primeira etapa: G1. A lista de endereços pode ser consultada do link: http://www.mto.gov.on.ca/english/dandv/issoffg.htm
Apos pegar um senha e esperar por quase 1 hora, vc é atendido. O unico documento que levei foi o passaporte junto com esta carta do consulado. Fiz o exame de vista na hora, e na hora tambem fiz o exame teorico. O exame é feito em computador com questoes de multiplas escolhas e o resultado é instantaneo. Para fazer este exame é necessario comprar um handbook com toda a legislaçao e regras de transito de Ontario (aos vizinhos brasileiros que precisarem, é so pegar comigo). Custa cerca de 12 dolares. No momento em que voce é aprovado, uma foto sua ja é tirada e a sua habilitacao G1 sera enviada pelo correio (prazo de 4 semanas).
Depois que de conseguida o nivel G1, apliquei para o teste da G2. Tomei duas aulas antes de fazer a prova pratica (road test). Isto é bem aconselhavel, ja que mesmo dirigindo por quase 10 anos no Brasil, percebi o quanto de diferenças e detalhes existem aqui. Detalhes aparentementes bobos mas que podem custar a reprovacao. No dia do teste eu estava bastante apreensivo, pois precisava conseguir a habilitacao para comprar meu carro. Caso contrario, eu levaria mais de 2 horas de onibus ate o endereço novo do meu trabalho que estava mudando. O meu teste demorou em torno de 15 minutos que pareceram passar em camera lenta. A fiscal ao meu lado com uma prancheta o tempo todo anotando informaçoes. Nossa! Eu nao sabia o que ela escrevia e isto aumentava o meu nervossismo. Depois de 15 minutos dando voltas e fazendo os requisitos do teste, ela pediu que eu voltasse ao patio. Ela estava muito mal-humorada e me deu uma bronca no final (porque eu demorei a virar na esquerda em um cruzamento quando o sinal estava verde). Mas ouvi o que mais precisava: "You are approved!". O seja, o resultado sai na hora. Minha habilitaçao chegou em casa esta semana e a validade dela, igual ao Brasil, é de 5 anos. Meu conselho para quem vem para ca é estar com a habilitacao brasileira em ordem e procurar tirar a canadense o mais rapido possivel, mesmo que nao compre um carro logo de cara, pois isto pode ajudar a reduzir o custo do seguro mais tarde. Depois explico melhor sobre isto no proximo post, pois neste ja escrevi muuuuuuito.
10 Comments:
At Thursday, 09 November, 2006,
Anonymous said…
Que bom que voltaram a ativa no blog!
Muito util este post sobre tirar a carteira de motorista, tenho certeza que esclareceu muita gente que pretende tirar!
Vê se aparecem aqui em casa!!
Tudo bem, vão dizer que não dá porque é tão loooonge.rsrsrs
At Friday, 10 November, 2006,
Anonymous said…
Concordo com a Mi!! Mto bom ter notícias todos os dias neste Blog..
Obrigada por toda ajuda, seguimos todas as instruções, já estamos com a cartinha do consulado e agora só falta irmos ao escritório para tirar a G1.. depois disso vou tb seguir a sua dica e do Mauro e vamos fazer aulas com o Alexandre...Quem sabe assim vamos abusar menos "da carona de vcs" hehehe
Beijos!!!!
At Saturday, 11 November, 2006,
Anonymous said…
Rogério e Lucy,
muito importante este post. Para quem está quase indo, ajuda a preparação...
At Monday, 13 November, 2006,
Anonymous said…
Lu!!!
Tem missão lá no meu Blog para vc! hihihi
Beijos..
At Monday, 13 November, 2006,
Anonymous said…
OI MENINOS!!!!
PARABÉNS PELA CARTEIRA DE MOTORISTA.
COM TODA ESSA DIFERENÇA QUE VC DETALHOU, NÃO IMAGINAVA QUE O FISCAL FOSSE IGUAL AQUI DO BRASIL!! RSRSRSRSSS
O MESMO MAU HUMOR !!!!!!!!!!!!
RSRSSS
BEIJOS
At Monday, 13 November, 2006,
Anonymous said…
Adorei o post Rogerio! Muito esclarecedor.
boa sorte pelas rodovias Canadenses.
bjs
At Thursday, 16 November, 2006,
Ana Celia said…
Oi Rogerio,
muito bom o post! :)
Eu fiz a prova pratica com a nossa ex-Van... agora, preciso me animar e tirar a G, mas agora so depois do inverno...
Bjs,
Ana
At Saturday, 09 December, 2006,
Paulo said…
Só tenho a agradecer pela excelente explanação de como tirar a carteira de habilitação em Toronto. Fiquei pensando se não consigo ir com a "confirmation letter" emitida do Brasil pois em Vancouver não terei um consulado local.. Irei pesquisar o assunto, obrigado pelas dicas..
Paulo
At Tuesday, 27 February, 2007,
Anonymous said…
Oi Paulo, legal seu blog! Aqui na Suíça também tive que fazer uma prova prática, a teórica não foi preciso. Mas o cara também era muito mal humorado... o teste foi de uma meia hora e o cara não parava de reclamar e dar broncas... achei que ia ser reprovado mas acabei passando. Isso deve ser pre-requisito pra essa profissão.. hehehe
Abraços!
At Monday, 08 June, 2009,
"Política sem medo" said…
Obrigada pelas informacoes Luci e Rogerio. Foram muito uteis para mim. Valeu! Abracos Tereza
Post a Comment
<< Home