NOSSO IGLU RÔ & LÚ

BEM VINDOS !!!

Thursday, November 09, 2006

CARTEIRA DE MOTORISTA

Oi pessoal Vou falar hoje como foi tirar a minha carteira de motorista aqui. Fiquem tranquilos, o negocio aqui nao é tao complicado como parece. Primeiro deixei explicar um pouco como funciona o sistema de habilitaçao aqui em Ontario. Sim, estou escrevendo sobre Ontario porque é a provincia onde resido. Sei que a lei pode mudar um pouco de provincia para provincia. Em Ontario, existem 3 tipos de nivel para a categoria de motorista de passeio, ou o equivalente a nossa categoria "B" no Brasil. Os niveis sao:
G1 - o nivel mais basico e quase nao te da direito de direçao. É o estagio de "aprendiz", e neste nivel voce so podera dirigir com alguem com a categoria G (e no minimo 4 anos) ao seu lado. Nao pode dirigir em estradas e nas cidades nao é permitido dirigir depois de um certo horario.
G2 - é um nivel mais intermediario. Te da quase todos os direitos de um motorista "G", ou seja, pode dirigir em estradas, cidades, qualquer horario e tudo mais, porem nao tem alguns "previlegios" que o nivel G te da: Por exemplo, o nivel de alcool no seu sangue deve ser ZERO. Outra diferença é quanto a pontuaçao de multas. No nivel G2, o governo tem menos tolerancia com as multas. Ou seja, com um numero menor de pontuacao, vc ja pode ter sua habilitacao suspensa.
G - é o nivel maximo. De da todos os direitos dos niveis anteriores e um pouco mais. Neste nivel, a tolerancia para multas é um pouco maior e tambem ja é permitido dirigir com uma quantidade minima de alcool no sangue (nao se empolguem, pois é MINIMA). Quando digo, "tolerancia para multas", quero dizer que os pontos sao sempre os mesmo nas infraçoes cometidas (bem como o valor a ser pago por elas), porém na categoria G, lhe é permitido somar mais pontos antes de sua habilitacao ser suspensa. No nivel G2, 9 pontos pode significar uma suspensao da sua carteira de motorista, equanto na categoria G, isto aumenta para 15 pontos.
As regras aqui sao bastante rigidas. Mas tudo isto é ensinado no curso teorico.
Bom em primeiro lugar, nossa habilitaçao brasileira serve aqui carater provisorio por 60 dias, depois disto eles nao aceitam mais. Para conseguir minha habilitaçao canadense, o primeiro passo foi levar no Consulado do Brasil aqui os seguintes documentos:
  1. Original e cópia da CNH ( Carteira Nacional de Habilitação)
  2. Original e cópia do passaporte ou R.G.(carteira de identidade)
  3. Ordem de pagamento(money order) de Cnd 27.00 em nome do Consulado do Brasil.

Tambem é preciso entrar no link https://denatran.serpro.gov.br Obter um consulta sobre a carteira de motorista no Brasil (nao pode constar pendencias) e levar esta consulta impressa junto com os outros documentos acima.
O consulado ira te fornecer uma "confirmation letter" dizendo que voce tem uma habilitacao valida no Brasil. Geralmente eles dao um prazo de 5 dias uteis para ficar pronto, mas no meu caso, 3 dias depois ja estava disponivel.
De posse deste "documento", fui a um dos escritorios do governo para dar entrada na minha primeira etapa: G1. A lista de endereços pode ser consultada do link: http://www.mto.gov.on.ca/english/dandv/issoffg.htm

Apos pegar um senha e esperar por quase 1 hora, vc é atendido. O unico documento que levei foi o passaporte junto com esta carta do consulado. Fiz o exame de vista na hora, e na hora tambem fiz o exame teorico. O exame é feito em computador com questoes de multiplas escolhas e o resultado é instantaneo. Para fazer este exame é necessario comprar um handbook com toda a legislaçao e regras de transito de Ontario (aos vizinhos brasileiros que precisarem, é so pegar comigo). Custa cerca de 12 dolares. No momento em que voce é aprovado, uma foto sua ja é tirada e a sua habilitacao G1 sera enviada pelo correio (prazo de 4 semanas).
Depois que de conseguida o nivel G1, apliquei para o teste da G2. Tomei duas aulas antes de fazer a prova pratica (road test). Isto é bem aconselhavel, ja que mesmo dirigindo por quase 10 anos no Brasil, percebi o quanto de diferenças e detalhes existem aqui. Detalhes aparentementes bobos mas que podem custar a reprovacao. No dia do teste eu estava bastante apreensivo, pois precisava conseguir a habilitacao para comprar meu carro. Caso contrario, eu levaria mais de 2 horas de onibus ate o endereço novo do meu trabalho que estava mudando. O meu teste demorou em torno de 15 minutos que pareceram passar em camera lenta. A fiscal ao meu lado com uma prancheta o tempo todo anotando informaçoes. Nossa! Eu nao sabia o que ela escrevia e isto aumentava o meu nervossismo. Depois de 15 minutos dando voltas e fazendo os requisitos do teste, ela pediu que eu voltasse ao patio. Ela estava muito mal-humorada e me deu uma bronca no final (porque eu demorei a virar na esquerda em um cruzamento quando o sinal estava verde). Mas ouvi o que mais precisava: "You are approved!". O seja, o resultado sai na hora. Minha habilitaçao chegou em casa esta semana e a validade dela, igual ao Brasil, é de 5 anos. Meu conselho para quem vem para ca é estar com a habilitacao brasileira em ordem e procurar tirar a canadense o mais rapido possivel, mesmo que nao compre um carro logo de cara, pois isto pode ajudar a reduzir o custo do seguro mais tarde. Depois explico melhor sobre isto no proximo post, pois neste ja escrevi muuuuuuito.

10 Comments:

  • At Thursday, 09 November, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Que bom que voltaram a ativa no blog!
    Muito util este post sobre tirar a carteira de motorista, tenho certeza que esclareceu muita gente que pretende tirar!
    Vê se aparecem aqui em casa!!
    Tudo bem, vão dizer que não dá porque é tão loooonge.rsrsrs

     
  • At Friday, 10 November, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Concordo com a Mi!! Mto bom ter notícias todos os dias neste Blog..
    Obrigada por toda ajuda, seguimos todas as instruções, já estamos com a cartinha do consulado e agora só falta irmos ao escritório para tirar a G1.. depois disso vou tb seguir a sua dica e do Mauro e vamos fazer aulas com o Alexandre...Quem sabe assim vamos abusar menos "da carona de vcs" hehehe
    Beijos!!!!

     
  • At Saturday, 11 November, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Rogério e Lucy,
    muito importante este post. Para quem está quase indo, ajuda a preparação...

     
  • At Monday, 13 November, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Lu!!!
    Tem missão lá no meu Blog para vc! hihihi
    Beijos..

     
  • At Monday, 13 November, 2006, Anonymous Anonymous said…

    OI MENINOS!!!!

    PARABÉNS PELA CARTEIRA DE MOTORISTA.

    COM TODA ESSA DIFERENÇA QUE VC DETALHOU, NÃO IMAGINAVA QUE O FISCAL FOSSE IGUAL AQUI DO BRASIL!! RSRSRSRSSS

    O MESMO MAU HUMOR !!!!!!!!!!!!
    RSRSSS

    BEIJOS

     
  • At Monday, 13 November, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Adorei o post Rogerio! Muito esclarecedor.
    boa sorte pelas rodovias Canadenses.
    bjs

     
  • At Thursday, 16 November, 2006, Blogger Ana Celia said…

    Oi Rogerio,
    muito bom o post! :)
    Eu fiz a prova pratica com a nossa ex-Van... agora, preciso me animar e tirar a G, mas agora so depois do inverno...

    Bjs,
    Ana

     
  • At Saturday, 09 December, 2006, Blogger Paulo said…

    Só tenho a agradecer pela excelente explanação de como tirar a carteira de habilitação em Toronto. Fiquei pensando se não consigo ir com a "confirmation letter" emitida do Brasil pois em Vancouver não terei um consulado local.. Irei pesquisar o assunto, obrigado pelas dicas..

    Paulo

     
  • At Tuesday, 27 February, 2007, Anonymous Anonymous said…

    Oi Paulo, legal seu blog! Aqui na Suíça também tive que fazer uma prova prática, a teórica não foi preciso. Mas o cara também era muito mal humorado... o teste foi de uma meia hora e o cara não parava de reclamar e dar broncas... achei que ia ser reprovado mas acabei passando. Isso deve ser pre-requisito pra essa profissão.. hehehe
    Abraços!

     
  • At Monday, 08 June, 2009, Blogger "Política sem medo" said…

    Obrigada pelas informacoes Luci e Rogerio. Foram muito uteis para mim. Valeu! Abracos Tereza

     

Post a Comment

<< Home