NOSSO IGLU RÔ & LÚ

BEM VINDOS !!!

Monday, December 18, 2006

SISTEMA DE SAUDE CANADENSE



Chegou a nossa vez de passar pelo uso do sistema de saude publico canadense. E o que vou compartilhar aqui nada mais é do que a nossa experiencia e nossa opiniao. Ja li e ouvi varios tipos de comentarios do sistema de saude do Canada, desde os melhores aos mais tristes.
Duas semanas atras, a Lu sofreu um “acidente” na patinacao no gelo (como ela mesmo publicou aqui no blog). Entao fomos parar no hospital. O hospital que a levei foi o North York General Hospital (http://www.nygh.on.ca/home.html), e fica perto aqui de casa (apenas alguns poucos minutos de carro). Chegando la, ja chamei um enfermeiro e contei para ele o caso, ele ajudou a Lu sair do carro e a colocou numa cadeira de rodas. Enquanto fui estacionar o carro, ela começou o processo para se cadastrar la. Isto mesmo, como nao haviamos nunca passado por ali antes, tivemos que preencher um cadastro, com irformacoes de endereço e tudo mais (como no Brasil). Foi ate que rapidinho, mas para quem esta sentido dor, parece uma eternidade. Nao tivemos que esperar nada! Ao acabar de dar as informacoes e provar que ela tinha direito ao “socorro” – health card - ja nos encaminharam para um medico. O medico foi muito atencioso. Tiraram os raios-x e o que foi necessario e voltamos a uma outra medica que analizou o problema (tudo isto sem esperar nada) – alias, o proprio medico a levou para a sala de raio-x, mas ao inves das “chapas” , as imagens foram captadas e enviadas por computador para a sala da medica especialista em fazer as analises.
Ela entao informou que a Lu nao havia quebrado nada, mas tinha uma inflamaçao no menisco. Nos deram um par de muletas novinhas (sem termos que pagar nada por isto a nao ser os impostos que pagamos como qualquer outro cidadao), alem da medicaçao que ela deu para a Lu tomar na hora (e a prescriçao para a que tinhamos que comprar), e disse que marcassemos uma consulta com um outro medico ortopedista para duas semanas depois para ele analizar se houve algum impacto nos ligamentos (ela mesmo anotou tudo direitinho). Tudo foi muito rapido e profissional. Achamos o hospital muito bem equipado e certinho. Nossa primeira impressao foi otima.
Porem tivemos um probleminha depois disto. Marcar esta tal consulta com este tal medico ortopedista. Apos ficar uma semana ligando todos os dias (mais de uma vez, porque sou chato mesmo) e deixando incansaveis recados na caixa postal deles, finalmente tivemos um retorno e conseguimos marcar a consulta. La fomos nos. O medico era do proprio hospital (mas nao na emergencia). E depois de esperarmos por 1 hora e meia, fomos atendidos. A consulta estava marcada para as 13:30, mas fomos atendido so as 15:00. Os profissionais novamente foram muito bons, entretanto o atraso no atendimento é que matou. Apos atenderem a Lu, pediram para ela retornar 5 semanas depois para reavaliarem como estaria a perna dela (nao descartaram a opcao de cirurgia, apesar de ser remota – na maioria dos casos nao é necessario). Agora ela tem que fazer alguns exercicios de fisioterapia e mudaram a medicacao. Espero que esteja tudo melhor ate la.
De um modo geral, ficamos satisfeitos com o serviço, ainda mais se considerarmos que ele é publico. Porem ficou um experiencia meio preocupante: a de marcar o medico ortopedista. Fiquei uma semana inteira ligando sem obter nenhum retorno. Isto me deixo muito preocupado. Se é “emergencia” de verdade, eles atendem bem, mas o “pos-emergencia” fica meio dificil. Sem contar esta historia de “medico de familia”. Ate agora nao conseguimos indicacao de nenhum realmente bom. Aqui no Canada, parece que para passar por um especialista, vc tem que ter a indicacao do seu medico de familia, ou de um medico da emergencia (que foi o caso da Lu).
No final, se compararmos os sistemas de saude publico entre Brasil e Canada, fica covardia. Mas se pensarmos que no Brasil temos a opcao de pagar um bom plano de saude e termos um atendimento relativamente rapido, o sistema de saude aqui fica devendo um pouco. De qualquer maneira, acho mais justo aqui. Todos tem direito a um sistema de saude publico digno, independente da classe social. Pagamos os impostos e temos o retorno devido. Melhor do que termos que pagar os impostos e ainda precisar pagar um plano de saude privado.
Bom, se algum brazuca-canadense quiser comentar aqui sua experiencia com o sistema de saude canadense fique a vontade. E aos brazucas que estao no Brasil pensando em vir pra ca, de uma passadinha nos medicos para um check-up antes de sair dae.

8 Comments:

  • At Monday, 18 December, 2006, Blogger Lucianna said…

    Oi Rogerio e Luci,

    bem, espero que a perna ja esteja melhor e que nao haja necessidade de cirurgia.

    eu acredito que os problemas variem de hospita para hospital, eu por exemplo, passei 12 horas na emergencia, sendo que 7 horas foram soh esperando para ser atendida. foi triste...

    se vcs realmente querem um medico de familia tem que ser persistente e convincente pois realmente eh muito dificil mas voces podem dar uma passadinha neste site www.cpso.on.ca, que eh o College of Physicians of Ontario, e la da para encontrar medicos que estao aceitando pacientes. Mas caso vcs precisem de especialistas e ainda nao tem um medico de familia, vao em qualquer walk-in clinic que o medico ira encaminhar...

    Abracos

     
  • At Monday, 18 December, 2006, Blogger Ju said…

    Oi Rogério!

    Legal seu post! Até o momento só tinha visto péssimas experiências com o sistema de saúde canadense e já estava até meio preocupada.

    Melhoras para a Lu! Tomara que ela não precise de cirurgia, mas se precisar diga pra ela ficar tranquila pq a cirurgia de menisco é super simples, dependendo do caso a pessoa já sai até andando do hospital.

    Beijos!

     
  • At Monday, 18 December, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Rogerio,
    Concordo com vocÊ aqui o sistema é muito mais justo. Imagine que nós , enquanto imigrantes recém-chegados, se estivéssemos no Brasil (como imigrantes recém-chegados e sem condições financeiras como por exemplo muitos que foram para SP capital) NUNCA que teríamos tido este tipo de tratamento. Tempo de espera é ruim, mas pior que isso é o não acesso da maior parte da população à um sistema decente - caso do Brasil
    muito bem lembrado.
    bjs

     
  • At Thursday, 21 December, 2006, Anonymous Anonymous said…

    Oie minha linda... td bem?
    Como vc sempre reclama que ninguem da familia ve ou comenta seu blogger, Estou escrevendo aqui do banco pra vc ficar feliz, e saber q nunca esquecemos de vc... (isso é impossivel...rs)
    Estou tão feliz, minha mamãe noel comprou o computador... é lindo, preto, c td q tenho direito, tem webcam, e ate gravador de dvd... chegou ontem... o homem vai instalar a internet hj...( banda larga) isso qr dizer q poderemos nos ver e nos falar tds os dias...ehhhh Te Amu Bjus

     
  • At Monday, 25 December, 2006, Blogger Leila e Júnior said…

    Amigos,

    Desejamos um FELIZ NATAL cheio de paz, saúde, amor, realizações e prosperidade.

    Um abraço,

    Leila e Júnior

     
  • At Monday, 25 December, 2006, Blogger Leo said…

    Olá,

    Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que o ano de 2007 as conquistas sejam cada vez maiores!

    Boa sorte,

    Leo e Aline

     
  • At Thursday, 28 December, 2006, Blogger Eva Jucá said…

    Olá..
    Bom, eu tb sempre tive bons tratamentos nos hospitais aqui e com médico de família. Tudo bem que sempre tive que esperar um tempinho, nunca passou de 1h30min, mas depois o atendimento valeu, e como vc mesmo disse, lembrando que não tive que pagar nada extra para ter raio x, ou qq outra coisa. No final, apesar dos pesares, dou satisfeita com o sistema de saúde daqui.
    Abraços
    Eva Jucá

     
  • At Saturday, 12 July, 2008, Blogger Elaine Bittencourt said…

    Como a Lucianna, eu jah passei muito tempo esperando em emergencia. A ultima vez foram 8 horas - 7 das quais soh de espera. Isso tem piorado cada vez mais, ateh mesmo no Sick Children a espera eh longa. Agora jah resolvi, emergencia nunca mais. Se me der algo de noite, eu espero ateh amanhecer e vou ver minha medica. Eh claro que o tempo de espera vai de local p/ local, em cidades menores o tempo de espera eh menor.
    Me lembrei de algo engracado. Uns anos atras quando fui ao Brasil precisei de ir na emergencia. Tive que esperar um tempo, eu estava com tanta dor que nao aguentei, liguei p/ minha mae, ela ligou p/ alguem que ela conhece no hospital, e fui logo atendida. hehehehe Aqui acho que nao adiantaria ter alguem conhecido nao viu.

     

Post a Comment

<< Home