Comprando carro no Canada
Este post eu deveria ter publicado um tempinho atras, pois compramos nosso carro no começo de outubro, para ser mais exato no dia 07.
Mas como recebi algumas perguntas sobre isto, decidi compartilhar (ainda que um pouco atrasado) minha experiencia na compra do veiculo aqui.
Desde que chegamos no Canada em Agosto deste ano, uma das minhas grandes preocupaçoes (alem de procurar o lugar para morar) era a compra de um carro. Na realidade a minha preocupaçao se baseava no fato de que eu nao conhecia o mercado canadense e muitas marcas eram para mim desconhecidas.
Alias, devo dizer que aqui a variedade de marcas e modelos me chamou muito a atençao, superando de longe as que temos no Brasil.
Para ter mais noçao, comecei a conversar com colegas no trabalho e saber a opiniao deles. Porem, como no Brasil, as opinioes para este assunto sao variadas e controversas. Mas uma unanimidade foi a de que as marcas japonesas sao as melhores e mais confiaveis. Decidi entao procurar pela internet e ter uma noçao dos valores. Ate entao nao havia descartado nenhuma marca. Mas ao pesquisar os valores, consegui tambem perceber o seguinte: os carros aqui no Canada sao depreciados numa velocidade absurda. E no meio de tanta depreciaçao tambem percebi que os de marca japonesas como a Toyota, Mazda, Honda entre outras eram as que desvalorizavam em uma velocidade menor. Lendo algumas reportagens tambem vi que eram os japoneses que davam menos problemas. Entao eu havia feito a minha escolha: como era recem-chegado no Canada e nao conhecia muito bem como as coisas funcionavam aqui, decidi comprar o que viesse a me dar a menor probabilidade de dor-de-cabeça.
Como a minha situaçao era meio urgente, no dia seguinte ao passar no teste pratico e conseguir minha habilitaçao, sai com meu vizinho brasileiro (Mauro, da familia 3M), para procuramos nos dealers. Alias fica aqui meu agradecimento a ele. Juntos conseguimos negociar um preço melhor e um desconto legal. No final, decidi comprar um Toyota Corolla (ano 2004 e com baixa quilometragem) e com certeza nao me arrependi. Valeu a pena!
Segue aqui algumas informaçoes que podem ser uteis aos brasileiros que estao vindo para ca, ou para quem ja esta aqui a procura de um carro:
- Ao procurar um veiculo, leve em consideraçao o valor que voce pagara no seguro. Como nao temos historico de direçao aqui, o valor deve ir la pra cima. Se tiver carteira e experiencia nos EUA, isto ajuda a baixar o valor. Entao ao quotar um veiculo, nao esqueça de orçar tambem o valor do seguro. Visite o site http://www.belairdirect.com La da para ter noçao de valores. Voce preenche algumas informaçoes suas e sobre o carro que prentende comprar e eles te passam uma cotaçao. Se alguem precisar de indicaçao, so me perguntar.
- Lembre-se que seguro aqui no Canada é OBRIGATORIO (pelo menos contra terceiros). Entao nao adianta pensar em comprar o carro e depois, mais pra frente, correr atras do seguro, pois nao te entregarao as chaves do carro, sem antes acertar o seguro (mesmo para carros antigos é obrigatorio). Alias, meu conselho é pegar um seguro com “full coverage”, mesmo tendo que pagar a mais acho que compensa, pois no inverno acontecem varios acidentes por causa de gelo na pista.
- Um site legal para procurar carros é o www.autotrader.ca – La voce consegue achar bastante coisa e da para pesquisar muito. Foi por la que comecei. Tambem tem o
http://www.blogger.com/www.kijiji.com (este é de particulares). - Se for comprar carro usado, nao se assuste com a alta quilometragem. Aqui no Canada os carros rodam muito mais do que no Brasil. A media é de 20 mil kilometros por ano. Entao se comprar um carro de 4 anos, deve estar por volta de 80 mil. É claro, que tem os que fogem a regra e rodam muito mais. Mas vale observar que um carro com 100 mil kilometros aqui, nao tem a mesma conotaçao que no Brasil. Apesar da kilometragem alta, os carros sao bons e as estradas/ruas tambem. Entao rodar um kilometro aqui é bem diferente do que rodar um kilometro no Brasil.
- Se for marinheiro de primeira viagem e nao conhecer muito, sugiro comprar um carro em consercionaria. Talvez o preço seja um pouco mais elevado, mas tem mais garantias tambem.
- Ao comprar o carro, voce tem que calcular um valor de 14% a mais, que ficam por conta dos impostos (8% e 6%), mas se comprar de particular, voce so paga a primeira aliquota. Tambem-se paga, por emplacar o carro. O preço varia, pois junto com a placa voce leva um sticker com o mes/ano de vencimento. O vencimento é sempre no mes do seu aniversario. Ae precisa renovar a cada ano. Esta taxa nunca excede os 100 dolares. No meu caso ficou em $67.00
- A placa pertence ao proprietario e nao ao carro, como no Brasil. Ou seja, se amanha voce decidir trocar de carro, leva a placa junto para o novo carro.
- O unico imposto que se paga aqui é o licenciamento anual, como falei acima (nada absurdo), e o imposto na hora da compra. Aqui nao tem aquelas historias de IPVA e coisa e tal
Bom, se alguem precisar de mais informaçoes é so perguntar. E para quem for procurar carro a dica é pesquisar bastante e ter paciencia. Boa sorte!